ESPECIALIZAÇÃO

Os cursos oferecidos pela IBETEL – São Mateus são cursos de especialização (lato sensu) que visam a oferecer aos interessados a oportunidade de iniciar, atualizar ou aprofundar seus estudos na área teológica. Têm por público alvo primariamente as pessoas que tenham curso superior em outra área que não a teologia, ainda que o curso possa beneficiar em termos de aprofundamento e atualização mesmo aqueles que já possuem curso superior de Teologia. Só pode fazer um curso de especialização (pós-graduação) aquele que já concluiu um curso superior ou que esteja no último semestre de uma graduação em qualquer área do conhecimento humano e se sinta apto para um curso específico na área teológica.
A legislação brasileira preserva o direito da criação de cursos religiosos livres, desde que os mesmos sejam declaradamente de natureza intracorpus (válidos no âmbito da instituição ou corporação que os oferece). A especialização oferecida pelo IBETEL – São Mateus no regime semipresencial, com aulas uma vez por semana, é, sobretudo, dessa natureza (intracorpus), sendo o certificado (de especialização) outorgado sob a autoridade eclesiástica competentes desta área do saber.

As linhas gerais de pesquisa do programa de pós-graduação da IBETEL é a tradição teológica reformada histórica. A pesquisa e a instrução são desenvolvidas em duas áreas do saber teológico: Teologia Sistemática e Teologia Pastoral. A IBETEL – São Mateus reconhece que os cristãos têm diferentes dons e ministérios. Assim, oferece uma variedade de linhas de pesquisa em diferentes áreas dos estudos teológicos, visando capacitar os servos do Senhor para melhor servi-Lo nas funções a que foram chamados.

I. Teologia Sistemática – Especialização
Considerando a Teologia como o estudo da Revelação de Deus aos homens, a Teologia Sistemática é a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos, mas nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre os anjos. A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia. Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias. Em um curso de pós-graduação o aluno terá a oportunidade de ver de maneira mais aprofundada esses sistemas e refletir sobre esta organização de maneira teórica e prática.

II. Teologia Pastoral – Especialização


A Teologia pastoral é a parte da Teologia cristã que cuida da aplicação prática dos ensinamentos teológicos à ação pastoral na Igreja (quer ela seja católica ou protestante ou de outras confissões cristãs); ela estuda as questões da vida quotidiana de cada comunidade eclesiástica (Igreja), principalmente à formação dos fiéis, seu ensino e crescimento, enquanto filhos de Deus e membros da Igreja, conduzindo-os no reto caminho da Palavra de Deus e da salvação, através dos ensinamentos emanados pela Igreja. Esta teologia pensa de maneira prática a Igreja e sua organização administrativa, financeira, seu crescimento, etc. Esta teologia está englobada pela teologia prática e contém vários sub-campos relacionados como a Teologia de Missões, a Evangelização, a Psicologia Pastoral, a Homilética e outras.